Visto Japonês

Visto Japonês

visto japonês de longa permanência é concedido para nissei (segunda geração), sansei (terceira geração)mestiços ou orientais e seus cônjuges (esposa e marido do descendente de japonês) e para yonsei (quarta geração) somente até 18 anos incompleto, acompanhando os pais.

  • E os Yonseis de maior de idade no Brasil lutam pela liberação do visto de permanência

Atual situação do visto para yonsei (quarta geração de descendentes)
Na atual lei de imigração, o visto de trabalho para descendentes de japoneses, só é liberado até a 3º geração (sansei). Os filhos de sanseis podem ter visto enquanto são menores de idade. Uma nova medida parece que foi implantada, e para pessoas maiores que 16 anos o visto não será liberado, apenas para crianças em idade de ensino fundamental. Mas os yonseis que completam a maioridade aqui no Japão, podem ter o visto de trabalho e renovar normalmente, mas caso retornarem ao Brasil e o visto vencer, não poderão voltar ao Japão a trabalho.

A Nippon tour, está a frente de uma campanha que visa a liberação de visto para yonseis. Em uma notícia no site da empresa há informações sobre a campanha. E no Facebook há um grupo para divulgação da campanha.

 No cadastro, mesmo pessoas contra a liberação estão se cadastrando e explicando seus motivos. Segundo Passos, o resultado da campanha está melhor que o esperado. Muitos cadastros e apoio à petição. “Mas peço aos interessados que divulguem. Muitas pessoas que esperam apenas a liberação não estão ajudando com divulgação, mas há pessoas que estão super empolgadas e divulgam em suas redes, e isso tem dado o que falar, principalmente pelos meios de comunicação!” Os interessados devem se conectar com estas redes e contatos e aguardar os resultados, ainda sem previsão.

Yonseis no Brasil estão querendo vir ao Japão
Muitos descendentes de quarta geração que estão no Brasil aguardam ansiosamente a liberação do visto de permanência para yonsei. Segundo algumas pessoas que conversamos, elas aguardam o resultado de uma petição que teria sido protocolada com previsão de resultado para 2016.


Para entrar no Japão é essencial solicitar o visto com antecedência. Os tipos de visto costumam variar de acordo com propósito da viagem e também do grau de ascendência japonesa da pessoa que está solicitando, podendo também ser de curta permanência (turismo, uma visita à parentes, congressos, negócios, trânsito) ou de longa permanência, para descendentes de japoneses e seus cônjuges.

Caso a intenção seja passar um período de 90 dias no Japão, pode-se utilizar o visto de curta permanência. Ele é destinado para turistas e possui uma validade de até 3 anos, com direito à uma entrada múltipla e o período máximo de permanência de 90 dias.

Visto de trabalho

Caso a intenção da viagem seja para trabalho, o candidato precisará de um visto específico de longa permanência, que é concedido aos descendentes de japoneses e seus cônjuges ou um visto de trabalho.

Esse visto pode ser adquirido através do consulado ou da embaixada do Japão no Brasil, para todos que já possuírem um passaporte expedido pelo Governo Brasileiro.

O visto de trabalho proporciona, mesmo sem ter um ascendência japonesa o direito de ir para o país com uma profissão definida. O tempo de permanência varia de um a três anos de acordo com sua área de atuação. Mas, o visto específico foi criado com a principal função de permitir que os descendentes que moram fora do Japão pudessem ter um tempo maior de permanência, e muitos aproveitam o visto para trabalhar.

Quais são os documentos necessários para cada tipo de visto?

Os documentos necessários para requerer o visto, costumam variar para cada caso, mas muitas vezes é preciso ter:

1.    Documentos necessários para Curta Permanência

·         Passaporte válido;

·         Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado da mesma forma que no passaporte;

·         1 foto recente, tirada nos últimos 6 meses (4,5X4,5)

·         Cópia autenticada da identidade do requerente;

·         Cópia da reserva da passagem de ida e de volta, partindo do Brasil.

Lembrando que além desses, podem ser solicitados outros documentos caso seja necessário.

2.    Documentos necessários para visto de turista

·         Cronograma de viagem (formulário);

·         Comprovante de renda;

·         Comprovante de visita ao Japão (por curta permanência) nos 3 últimos anos;

·         Carta explicativa sobre a razão para solicitar o visto de múltiplas entradas.

 

3.    Documentos necessários para visto de visita à parentes

Nesse caso, são solicitados os seguintes documentos do parente ou amigo que vive no Japão:

·         Carta de garantia (formulário);

·         Comprovante de renda (Gensentyoshuhyo ou Shotokushomeisho ou Kakuteishinkokusho ou Holerites dos 3 últimos meses);

·         Carta explicativa do convite individual;

·         Atestado de residência (Juminhyo – original) caso seja japonês, ou um Atestado de residência (Jumnhyo; não sendo uma versão resumida) e cópia de todas as páginas do passaporte, com todos os carimbos e cópia do cartão de permanência (frente e verso), caso seja estrangeiro.

 

4.    Documentos necessários para o visto em caso de congressos

Para um visto para participar de congressos, concursos ou torneiros esportivos e amadores:

·         Comprovante de renda (de quem arca com as despesas), caso seja a empresa, é preciso apresentar uma carta explicativa do convite;

Panfleto explicativo sobre o evento ou algum documento que possa substituir




PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL E PEÇA A SUA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS.
Email: dekassegui@nippontour.com.br
Telefone: (14) 32232-2182 / 98160-2229
Endereço: Rua Ezequiel Ramos, 2-38, Centro, Bauru/SP
Atendimento On Line (Horário Comercial)