Chiba divulga plano de apoio aos estrangeiros que trabalharem como cuidador de idosos
Chiba – A província de Chiba anunciou um plano de apoio para incentivar os estrangeiros que vierem para a província trabalhar como cuidador de idosos.
O governo local espera receber novos trabalhadores não-japoneses a partir de abril deste ano, quando o novo sistema de ampliação de mão de obra estrangeira entrará em vigor no país.
A província está preocupada com a demanda cada vez mais crescente de mão de obra em casas de repouso e serviços domiciliares e estima que a situação irá piorar até 2025, ano em que a geração “baby boomers”, nascida logo após a 2° Guerra Mundial, entrará na faixa de 75 anos de idade.
De acordo com uma reportagem da emissora NHK, o plano é auxiliar com parte dos gastos de estudo de japonês, considerando que as dificuldades com o idioma é um dos principais obstáculos no trabalho.
Chiba também pretende criar um centro de apoio, que estará a disposição dos estrangeiros para consultas com relação a vida cotidiana e ao trabalho.
Para evitar a saída de trabalhadores por problemas como assédio moral, a província também planeja colocar um responsável para fazer estágios nas casas de repouso e acompanhar o trabalho de perto.
Para os estudantes de programas de intercâmbio que planejam trabalhar como cuidador de idosos, o governo local pretende oferecer assistência nos gastos com educação e aluguel, além de apoiar o contato do estudante com as casas de repouso.
Para arcar com os custos dos novos projetos, o governo anunciou que irá incluir um gasto de ¥108 milhões no orçamento para o novo ano fiscal, que inicia a partir de abril.