CONHEÇA OS VALORES CULTURAIS JAPONESES
Assim como todo mundo, os japoneses são individuais, cada um com seus próprios modos de vida, esperanças e desejos. Neste artigo vamos ver alguns valores culturais que são vistos e ensinados nas aulas de aprendizagem moral nas escolas japonesas e também na vida cotidiana.
Os valores culturais têm alta consideração na sociedade japonesa, apesar de não ser a total realidade, é muito mais visível encontrar esses valores culturais japoneses serem aplicados no Japão do que outros países que possuem seus valores culturais. Sabemos disso porque japoneses seguem as regras a risca, querendo ou não.
Como os japoneses sofreram muitas dificuldades ao longo dos anos, sua história é considerada um fator principal na base de seus valores. Algumas tradições japonesas são baseados em suas raízes culturais profundas no confucionismoe nas religiões budista e xintoísta.
A natureza também é muito valorizada na cultura japonesa. Os principais valores japoneses são vistos através do cuidado meticuloso que eles colocam em jardinagem e paisagismo.
VALORES CULTURAIS DO JAPÃO RELACIONADOS A COMPORTAMENTOS
Autocontrole e autodisciplina – Os japoneses tentarão manter seu autocontrole e autodisciplina, não importa o que aconteça. Eles são capazes de esconder sentimentos, emoções e reações em qualquer situação crítica. A autodisciplina é a capacidade de buscar o que se considera correto apesar das tentações de fazer o contrário.
Resistência e paciência são fundamentos de um bom membro da sociedade. Isso significa deixar de lado seus próprios desejos e fazer o que se espera de você. Os japoneses tendem a tentar encontrar uma maneira apropriada de adaptar seus próprios desejos às exigências dos outros e, assim, evitar ofender ou prejudicar sua imagem e outros.
Silêncio – Na cultura japonesa, aqueles que falam muito pouco são considerados credíveis. Suas pistas não verbais e comunicação são mais importantes que a comunicação verbal. Eles acreditam que a linguagem indireta cria uma harmonia social.
A boca é a causa da calamidade.
VALORES JAPONESES QUE ENVOLVE A VIDA SOCIAL E UNIÃO
Pense primeiro em como suas ações afetarão os outros ao seu redor.
- O grupo é mais forte que o indivíduo…
- A harmonia do grupo vem antes das necessidades individuais.
- Não se destaque, conheça o seu lugar, não tente mudar como as coisas são feitas.
- Forma e processo são mais importantes que resultados.
- Entende-se que a harmonia significa evitar confrontos diretos na vida diária.
Hierarquia social e respeito pela idade – Devemos muito aos nossos idosos. Como tal, eles devem ser respeitados, valorizados e considerados em primeiro lugar.
Não questione as pessoas “acima de você” (professores, chefes, políticos, pessoas de certas famílias e profissões, etc.);
Mostre gratidão em tudo que você faz. Apesar de seus próprios talentos e trabalho duro, qualquer sucesso que você tenha não seria possível sem a bondade e ajuda de outros.
A família é significativamente valorizada em seu ponto de vista social. Os membros da família são sempre colocados diante dos outros na sociedade.
A educação é altamente valorizada na sociedade japonesa. Isso costuma definir a posição social e o status da pessoa.
O Prego que se destaca é o primeiro a ser martelado
VALORES JAPONESES QUE ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO
A vida está contida em todas as coisas, até mesmo objetos. Portanto, use objetos de tal forma que atenda ao seu pleno potencial.
- Não desperdice comida.
- Reutilize objetos antigos.
- Mantenha seu ambiente limpo e arrumado.
Todas as coisas estão conectadas. Um ambiente desorganizado e desarmonioso leva a uma mente desorganizada e a um conflito.
Sutileza em todas as formas é harmoniosa e contribui para o bem geral. Expressão estética, opiniões, negócios – tudo deve ser conduzido com discrição e decoro.
Esforçando-se pela perfeição. Esse valor é responsável pelo alto nível de qualidade e serviço do Japão. Os japoneses se esforçam em fazer tudo da maneira correta e perfeita, eles sabem que nem sempre é possível.
O QUE PODEMOS CONCLUIR DOS VALORES CULTURAIS DO JAPÃO?
Existem valores que são significativamente usados para construir e manter uma relação social e comercial. Os japoneses estão informados e preparados para aplicar a reciprocidade, harmonia e organização.
Se formos resumir os valores culturais japoneses podemos listar:
- Harmonia – 調和 (chōwa);
- Coletividade – 集団主義 (shūdanshugi);
- Hierarquia – 序列の秩序 (joretsu no titsujo);
- Impermanência – 無常観 (mujōkan);
- Respeito aos mais velhos – 年配者尊敬 (nempaisha sonkei);
É claro que muitos outros valores podem acabar ficando de fora, já que existem milhares de ideias, códigos, lições e provérbios japoneses que podemos aplicar em nossa vida. O que achou dos valores culturais do Japão? Lembra de algum que não foi citado?
Você pode trabalhar no JAPÃO, acesse em nossa página as vagas de emprego disponível.
CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSAS VAGAS