DIRIGINDO NO JAPÃO
Existe uma permissão internacional que permite os brasileiros dirigirem em mais de 100 países diferentes. Já outros países como EUA e América latina permite você dirigir com a própria CNH brasileira e um documento de identificação. O que dizer do Japão? É possível dirigir no Japão com a Permissão internacional ou CNH?
Infelizmente brasileiros não podem dirigir no Japão usando a Permissão Internacional, muito menos a CNH brasileira. Infelizmente o Japão não é signatário da Convenção de Viena, responsável pela PID. Agora que você sabe que o Japão não permite, continue lendo o artigo porque tenho muitas coisas pra falar sobre esse assunto.
Também não é possível traduzir sua habilitação para o Japonês. Você vai precisar se submeter a testes práticos e teóricos para ter sua própria habilitação no Japão. Lembrando que se você tiver uma CNH brasileira, pode evitar o longo processo de assistir aulas e ter sua carteira japonesa em até 3 dias.
Infelizmente turistas não podem simplesmente tirar sua carteira sem morar no Japão, porque eles pedem diversos documentos como comprovante de residência, prontuário do Detran e tradução da carteira para o japonês.
JAPÃO NÃO ACEITA A PERMISSÃO INTERNACIONAL DE DIRIGIR?
Além do fato do Japão não fazer parte da organização do PID, a mão inglesa e as placas em japonês podem desencorajar o Japão a aceitar esse tipo de tratado. Eu pensava isso, até descobrir que o Japão aceita sim a IDP (em inglês) de mais de 95 países por até um ano.
Veja abaixo uma lista de países que podem dirigir livremente no Japão usando a IDP (International Driving Permit):
Ásia: Filipinas, Índia, Tailândia, Bangladesh, Malásia, Cingapura, Sri Lanka, Camboja, Laos, República da Coreia; África: África do Sul, República Centro-Africana, Egito, Gana, Argélia, Marrocos, Botsuana, República do Congo, República Democrática do Congo, Benin, Costa do Marfim, Lesoto, Madagáscar, Malaui, Mali, Níger; África: Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Ir, Tunísia, Uganda, Zimbábue, Namíbia, Burkina Faso, Nigéria; Europa: Reino Unido, Grécia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Países Baixos. França, Itália, Rússia, Sérvia, Montenegro, Espanha, Finlândia, Portugal, Áustria, Bélgica, Polônia. Irlanda, Hungria, Romania, Islândia, Bulgária, Malta, Albânia, Luxemburgo, Mônaco, San Marino. Vaticano, República do Quirguizistão, Geórgia, República Checa, República Eslovaca Américas: Estados Unidos, Canadá, Peru, Cuba, Equador, Argentino, Chile. Paraguai, Barbados, Comunidade da Dominica, Guatemala, Haiti, Trinidad e Tobago, Venezuela, Jamaica; Outros: Nova Zelândia, Fiji, Austrália, Papua Nova Guiné, Hong Kong, Macau; |
Calma que ainda não acabou… Existem outros países fora dessa lista que podem dirigir no Japão sem precisar fazer outra carteira.
POR QUE O JAPÃO ACEITA A PID DE OUTROS PAÍSES MENOS DO BRASIL?
Deve ser decepcionante saber que até mesmo outros países da America Latina podem dirigir no Japão usando uma Permissão Internacional. Infelizmente o Japão só reconhece a Permissão Internacional de Dirigir com base na Convenção de Genebra de 1949.
Bélgica, França, Alemanha, Mônaco, Eslovênia, Suíça e Taiwan não emitem licenças baseadas na Convenção de Genebra de 1949. Felizmente eles têm um acordo separado que permite que motoristas possam dirigir no Japão por até um ano com uma tradução oficial em japonês. Infelizmente o Brasil não é incluso nessa lista.
Uma tradução pode ser obtida na Japan Automobile Federation (JAF) ou em algumas das embaixadas ou consulados desses países. Certifique-se de que a data de aluguel do carro esteja dentro do período de validade de sua licença.
CUIDADO NA HORA DE SOLICITAR SUA PERMISSÃO DE GENEBRA
Caso você seja de outro país, ou tenha carteira de habilitação de outro país, pode tentar solicitar sua permissão internacional de genebra. Cuidado porque existem países que emitem outras permissões internacionais, mesmo fazendo parte de Genebra.
A frança por exemplo, aparece na lista de Permissões de Genebra, mas não é aceita no Japão através desta permissão. Eu não sei dizer se é porque ela deixou de emitir usando a Convenção de Genebra ou algo do tipo.
Além da Convenção de Genebra e da Convenção de Viena (1968) usada no Brasil, existem as permissões internacionais da Convenção de Paris (1926) e Convenção de Washington (1943). Certifique-se de que esteja emitindo a permissão de Genebra de 1949.
O Japão também não aceita permissões internacionais emitidas por agências sem autorização ou entidades privadas como: IDL, IDD, KIDA, IAA, IADA, ITDL e outras.
O Japão também não aceita carteiras onde originalmente foram feitas em determinado país mas a permissão internacional feito em outro. Se você tirar sua carteira de habilitação nos EUA, não tente emitir a permissão internacional no Canada.
Para dirigir no Japão, você precisa estar com passaporte, carteira local e permissão internacional.
Assim como reservas de hotéis, algumas locadoras de veículos não vão entregar o carro caso não tenha a permissão internacional válida. Alguns nem irão devolver o dinheiro caso não tenha cancelado a reserva antes do prazo limite.