Japão pode precisar de mais de 1,30 milhão de trabalhadores estrangeiros nos próximos cinco anos.

Japão pode precisar de mais de 1,30 milhão de trabalhadores estrangeiros nos próximos cinco anos.

Novas autorizações de permanência de trabalho entrarão em vigor em abril de 2019


As novas autorizações de permanência aprovadas recentemente pelo governo japonês devem acarretar na entrada de até 360 mil trabalhadores estrangeiros em cinco anos.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe aprovou a concessão de dois tipos de vistos, mediante alteração na lei de imigração. Os vistos são de categoria 1 e categoria 2 e serão concedidos a estrangeiros interessados em trabalhar no Japão e que tenham conhecimento e experiência nas áreas de maior necessidade de mão de obra, como agricultura, construção e cuidado com idosos.



Não há necessidade de descendência para se candidatar aos novos vistos e a categoria 2, que é para pessoas com mais tempo de experiência e alto conhecimento, possui mais privilégios, como a possibilidade de trazer a família e portas abertas para a obtenção de visto permanente no futuro.

Uma reportagem da emissora NHK informou  que o governo estimou a entrada de pelo menos 33 mil e até 47 mil trabalhadores estrangeiros durante o ano fiscal de 2019 (de abril de 2019 a março de 2020).

No entanto, os dados do governo mostram que, durante o ano fiscal de 2019, o país deve precisar de pelo menos 600 mil trabalhadores a mais. A necessidade de mão de obra deverá oscilar entre 1,30 milhão e 1,35 milhão de pessoas em 5 anos.

O esperado é que o país receba de 260 mil até 340 mil trabalhadores estrangeiros nos próximos cinco anos, através da concessão dos novos vistos.

Fonte: NHK