O IDIOMA NO JAPÃO
Muitas pessoas tem vontade de viajar ao Japão, mas tem medo ou vergonha por não saber falar o idioma. Neste artigo você vai entender o porque não precisa se preocupar com idioma japonês para se virar no Japão, além de algumas dicas úteis que vão ajudar sua viagem.
O Japão é um país feito totalmente para turistas e estrangeiros. Em qualquer lugar você vai encontrar placas com palavras em inglês ou letras romanas (romaji). Coisas como placas de transito, estações de trens, bairros, restaurantes, lojas, menus, produtos e etc.
No Japão tudo é feito para facilitar a vida de todos, sendo assim você raramente vai precisar se comunicar para resolver problemas. Os brasileiros estão tão acomodados com essa facilidade que muitos moram a mais de 20 anos no país e não aprendeu a falar o idioma.
Os japoneses já estão acostumados com estrangeiros, eles conseguem entender os gestos e palavras básicas do inglês que os turistas costumam usar. Você deve ao menos aprender algumas palavrinhas básicas que podem ajudar você a se virar na hora do aperto. Como citado no vídeo você deve saber ao menos dizer:
- Konnichiwa – Boa Tarde, Oi;
- Sumimasen – Com licença, desculpa;
- Arigatou Gozaimasu – Obrigado;
- Wakarimasen – Não entendi
Também não é preciso saber falar inglês para visitar o Japão, já que a maioria dos japoneses não falam inglês. As vezes um fluente em inglês sofre muito mais que alguém que sabe o básico do japonês.
Um caixa eletrônico das lojas de conveniências adapta automaticamente para o idioma português ao colocar o cartão de credito. Em locais públicos você encontra muito material, informações e placas no próprio idioma português.
É preciso lembrar que a maioria das placas não estão cheias de frases em inglês, apenas palavras convertidas para letras romanas possibilitando que aqueles que não conseguem ler japonês possam se orientar.
Você pode viajar tranquilamente ao Japão mesmo sem saber absolutamente nada de inglês e japonês. Sua viagem vai continuar sendo divertida e você vai ser capaz de ir nos lugares mais remotos e isolados sem medo de perder-se graças a atual tecnologia dos GPS, mapas e smarthphones.